Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC é uma pesquisa anual que cobre a totalidade dos 5570 municípios do País. Ela foi criada para suprir as demandas por informações desagregadas, em nível municipal, sobre a administração pública local.

O principal informante da MUNIC é a própria prefeitura através dos diversos setores que a compõem. As informações coletadas em cada município são resultado de entrevistas aos gestores, de diversos setores e/ou instituições investigadas, que detêm informações sobre os órgãos públicos e demais equipamentos municipais.

A pesquisa é composta por um corpo básico, que investiga a gestão municipal através de blocos temáticos, como por exemplo: educação, transporte, segurança pública, recursos humanos, meio ambiente, comunicação, informática, cultura e habitação.

Periodicamente, o corpo básico é acompanhado de Suplementos para a obtenção de um maior detalhamento das informações sobre com temas específicos. Por exemplo, já foram investigados através de suplemento o meio ambiente, esporte, assistência social e cultura.

As informações da MUNIC contribuem para o planejamento e aprimoramento da gestão dos municípios. Além disso, a informação atualizada tem sido ferramenta essencial para a formulação e implementação de políticas públicas, com impacto nas ações dos gestores municipais, estaduais e federais. E a base de dados tem sido amplamente utilizada em estudos acadêmicos, contribuindo para inúmeras teses de mestrado e doutorado.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística