Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

Desde início de julho/2021, algumas atividades de coleta do IBGE deixaram de ser realizadas exclusivamente de forma remota, passando também a serem realizadas presencialmente. Tal flexibilização foi publicada no dia 5 de julho na portaria nº 207/2021 da Presidência do IBGE.

A portaria tem caráter excepcional e pode ser suspensa a qualquer momento, pois leva em consideração condições locais da pandemia que estão sendo observadas e acompanhadas em cada Unidade da Federação.

Além disso, o IBGE ressalta a importância do atendimento aos protocolos de saúde locais na realização das atividades.

Abaixo, seguem as atividades de coleta que foram flexibilizadas:

  • Coleta de contato telefônico do(s) morador(es) dos domicílios selecionados na amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua;
  • Coleta das informações dos moradores dos domicílios selecionados para as entrevistas da PNAD Contínua;
  • Coleta das informações das Pesquisas Econômicas, Agropecuárias e de Preços;
  • Coleta dos dados de divórcios judiciais nas respectivas varas cíveis e de família, de forma a viabilizar a conclusão da coleta e possibilitar a divulgação completa dos resultados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil.
  • Atualização e realização das atividades do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE);

O período de coleta das pesquisas mensais segue sem alterações, sendo realizado, em geral, do dia 1 a 31 do mês de referência.

Para mais informações, clique aqui e confira o calendário completo de pesquisas em campo do IBGE.

Atendimento telefônico

O atendimento telefônico gratuito do IBGE 0800 721 8181 está operando remotamente e através dele o informante pode confirmar a identidade do entrevistador.

O horário de funcionamento do 0800 é:
- 2ª a 6ª feira – das 8h às 18h
- Sábados, domingos e feriados – das 10h às 14h

É importante que a sociedade entenda a relevância da continuidade da produção das informações e atenda o IBGE pelo telefone para garantir que as informações de que o País precisa continuem sendo produzidas.


© 2021 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística