A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é uma pesquisa domiciliar amostral de abrangência nacional que tem como objetivo captar informações sobre a saúde da população brasileira. Por ser uma pesquisa amostral, somente alguns domicílios são selecionados para participar da pesquisa e são eles que vão representar o total da população. A PNS é realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. Sua primeira edição foi em 2013 e a segunda em 2019. Nesse momento o IBGE está planejando a nova edição, que será coletada em 2026.
A PNS é composta por:
- Um conjunto de perguntas gerais sobre o domicílio e seus moradores - que pode ser respondido por qualquer morador(a) do domicílio; e
- Um conjunto de perguntas destinados a um(a) morador(a) selecionado(a) – que deve ser respondido exclusivamente por esse(a) morador(a).
Entre os objetivos da PNS, pode-se citar:
- Produzir dados sobre a situação de saúde da população brasileira, incluindo doenças crônicas (diabetes, hipertensão, colesterol alto etc.), doenças do coração e doenças transmissíveis (dengue e chikungunya, entre outras).
- Investigar os estilos de vida da população, como hábitos alimentares, atividade física e consumo de álcool e tabaco. Avaliar o acesso e uso dos serviços de saúde, identificando se a população consegue atendimento quando precisa, como é esse atendimento e quais barreiras enfrenta.
- Analisar o financiamento da assistência à saúde, tanto na rede pública quanto privada, incluindo planos de saúde e gastos particulares.
Esses dados são fundamentais para orientar políticas públicas de saúde, planejar ações do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer a saúde privada e monitorar o cumprimento de metas nacionais e internacionais relacionadas à saúde.
Teste final da PNS – novembro de 2025
Como parte do projeto de elaboração da nova edição da PNS, o IBGE e o Ministério da Saúde farão um teste de questionário em novembro de 2025 nos estados de Rondônia, Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina. Nesse período, equipes do IBGE visitarão alguns domicílios para avaliar todo o funcionamento da operação, incluindo a aplicação do questionário e os procedimentos de coleta. A participação dos moradores, recebendo o IBGE e respondendo à PNS, é fundamental, pois ajudará a aperfeiçoar a pesquisa antes de sua execução definitiva, que está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2026.
Importante:
Todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais. O sigilo dessas informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.
Se o IBGE bater a sua porta, colabore e responda nossas pesquisas! Assim podemos retratar o Brasil e viabilizar dados para melhorias da condição de vida da nossa população.