O Índice de Preços ao Produtor-IPP pertence à família de índices de preços usados para acompanhar a inflação no país. Mensalmente, um levantamento de preços é feito "na porta da fábrica". Isto é, são levantados os preços dos produtos na sua primeira etapa comercial - antes, por exemplo, de chegar ao consumidor final. O seu foco é a indústria.
Esse índice tem ampla possibilidade de uso pela sociedade. Entre as empresas, por exemplo, pode ser usado para a indexação de contratos. Na esfera pública, serve como balisador para o acompanhamento da inflação. Além disso, é usado pelo próprio IBGE nos cálculos das Contas Nacionais.
As informações podem ser coletadas de duas formas: através de questionário eletrônico autopreenchido ou através de entrevista tradicional com questionário em papel. E-mail e telefones são usados apenas auxiliarmente em casos específicos.
O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.
Caso deseje obter mais informações sobre a pesquisa acesse https://pesquisaipp.ibge.gov.br.