A Pesquisa Especial sobre as Enchentes no Rio Grande do Sul vai produzir informações sobre os impactos causados pelas chuvas ocorridas no estado do Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024 e avaliar a percepção da população atingida sobre a qualidade de vida após os eventos.
A coleta dessa pesquisa será realizada exclusivamente de forma telefônica nos domicílios selecionados entre as regiões mais atingidas pelas enchentes. Um agente treinado do IBGE entrará em contato através de uma ligação telefônica, que será feita para o número de celular cadastrado durante o Censo Demográfico 2022.
Em 2024, o Rio Grande do Sul foi fortemente atingido por evento climático extremo, com sérios impactos à qualidade de vida da população. Logo, este tipo de pesquisa, realizado pela primeira vez pelo IBGE, é fundamental para a elaboração de políticas públicas estruturais que possam ser efetivas para a mitigação de danos duradouros do evento específico, bem como traçar estratégias em casos de possíveis eventos semelhantes que possam acontecer no futuro.
As informações coletadas dizem respeito às características gerais dos moradores que viveram as enchentes de 2024; aos impactos causados pelas fortes chuvas na vida dos moradores, nos seus domicílios e entornos; a educação e o trabalho antes e depois do evento climático extremo; à avaliação da qualidade de vida após a ocorrência das enchentes; e ainda aborda conhecimento sobre medidas de prevenção e recuperação.
O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.