Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC identifica anualmente as características estruturais da atividade de construção e de suas transformações no tempo. As informações levantadas priorizam a mão de obra ocupada e sua remuneração; custos; valor das incorporações, obras e serviços; os investimentos em capital fixo e o cálculo do valor adicionado.

Essa pesquisa é uma importante fonte de dados para o planejamento público e privado e para o cálculo do Produto Interno Bruto - PIB pelo sistema de Contas Nacionais. Seus resultados são usados tanto para o planejamento e a orientação de políticas públicas, como pelo setor privado e a comunidade acadêmica.

O primeiro contato com as empresas é feito, presencialmente ou por telefone, por técnicos do IBGE que comunicam sobre a seleção da empresa para responder à pesquisa. Em seguida, é encaminhado um e-mail com o link do portal do IBGE para que o informante faça o download do questionário a ser preenchido. Assim, as empresas selecionadas devem preencher o questionário e enviá-lo pelo próprio sistema (ou pelo site disponível a seguir).

Caso a empresa apresente dificuldades para preencher o questionário eletrônico, os técnicos do IBGE estarão à disposição para orientar o seu preenchimento.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais, emanados da Organização das Nações Unidas – ONU, que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.

Para verificar se sua empresa foi selecionada clique aqui.

Para fazer o download do questionário clique aqui.

Para enviar o questionário preenchido clique aqui.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística