A pesquisa de Entidades de Assistência Social privadas sem fins lucrativos – PEAS já teve duas edições: no ano de 2006 e no ano de 2013. Os dados obtidos através da PEAS permitem mapear, dimensionar e qualificar o conjunto de entidades que desenvolvem serviços, programas, projetos e/ou ofertam benefícios socioassistenciais no País.
A unidade de investigação da PEAS 2014-2015 é a unidade de prestação de serviços socioassistenciais privada sem fins lucrativos. O informante da pesquisa é a pessoa responsável pela entidade, no nível da gestão, ou ocupada na prestação de serviços socioassistenciais.
A PEAS possui periodicidade irregular. Não existe uma definição sobre a regularidade da realização da pesquisa, sendo a mesma realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.
As informações da PEAS 2013 – Primeiros Resultados e a PEAS 2014-2015 – Unidades de prestação de serviços socioassistenciais foram levantadas através de entrevista telefônica assistida por computador.