A Pesquisa Trimestral do Couro investiga estabelecimentos que curtem acima de 5.000 peças de couro cru inteiro de bovinos. A periodicidade da divulgação é trimestral, embora os dados sejam levantados mensalmente.
Seus resultados permitem a construção e o acompanhamento conjuntural do setor coureiro dado por um painel de informantes atualizado periodicamente.
Os dados são utilizados para acompanhamento da evolução do setor de couros brasileiro, sendo importantes na tomada de decisão de agentes da cadeia produtiva, estratégias organizacionais, formação de políticas públicas,entre outros.
A pesquisa é respondida pelas indústrias que adquirem e curtem couro cru bovino através da figura do proprietário, administrador, contador ou funcionário ligado à produção ou compras.
As entrevistas podem ser feitas presencialmente, por telefone, por questionário on line, por correio eletrônico e, em alguns poucos casos, por planilha eletrônica.
O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.