Pesquisas domiciliares
Grande parte das pesquisas do IBGE é feita por amostra, o que quer dizer que cada domicílio (casa ou apartamento) tem uma probabilidade conhecida de ser selecionado. Um domicílio vai representar outros tantos com características parecidas. O IBGE não pode substituir nenhum domicílio por outro porque isso alteraria a metodologia e a confiabilidade da pesquisa. A participação de cada domicílio selecionado é fundamental para que os resultados retratem fielmente a realidade brasileira.
Em algumas pesquisas, o mesmo domicílio será visitado mais de uma vez para que algumas informações possam ser acompanhadas ao longo do tempo.
Pesquisas econômicas
A seleção das empresas nas pesquisas econômicas é feita com base no Cadastro Central de Empresas do IBGE, o CEMPRE, que reúne informações cadastrais de todas as empresas formalmente estabelecidas no Brasil.
O conjunto de respondentes dessas pesquisas é definido de acordo com a principal atividade desenvolvida pela empresa, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. A partir dessa classificação, a empresa passa a compor o rol dos potenciais informantes da pesquisa que corresponde tematicamente a seu âmbito de atuação ou setor (indústria, comércio ou serviços).
- Minha empresa/estabelecimento pode ser selecionado para mais de uma pesquisa? Sim, isto pode acontecer. Dada quantidade de pesquisas conduzidas pelo IBGE e os critérios de seleção adotados em cada uma delas, é possível que uma mesma empresa seja selecionada simultaneamente em duas pesquisas distintas.