Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

O Censo Agropecúario é uma pesquisa essencial para o conhecimento da agropecuária brasileira. Através dele, são obtidas diversas informações como: a quantidade de estabelecimentos agropecuários, sua distribuição por tamanho e uso da terra, efetivo de animais e maquinaria, entre outras. A pesquisa permite conhecer a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira e das ações decorrentes da atividade sobre o meio ambiente. Além disso, através do Censo Agropecuário, conhecemos a quantidade de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc. A pesquisa também efetua a atualização cadastral de endereços e atividades, que serve de base para futuras pesquisas.

O Censo Agropecuário é suporte para estudos de políticas públicas e de instituições de pesquisas, além de ser um meio para análise comparativa de indicadores agropecuários em estratos territoriais diversos (projetos de assentamento, redutos indígenas, de preservação ambiental, de bacias hidrográficas, etc.).

Anteriormente, a pesquisa era efetuada a cada cinco anos. Atualmente, as edições do Censo Agropecuário são decenais e ocorrem em meados da década entre dois Censos Demográficos.

A pesquisa é feita em cada estabelecimento agropecuário através de entrevista presencial. Os dados obtidos junto ao informante são registrados, pelo Agente de Coleta, em um dispositivo móvel de coleta.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística