A PNAD Continua é uma pesquisa domiciliar que produz informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Além disso, ela permite a investigação contínua dos indicadores conjunturais de trabalho e rendimento.
Essa pesquisa constitui o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no País. Seus resultados têm um amplo potencial de uso e aplicabilidade. Fornecem, por exemplo, informações detalhadas sobre a ocupação e desocupação no mercado de trabalho que estão entre os principais indicadores sobre o desempenho da economia brasileira. Além disso, representa uma importante fonte para o conhecimento e o planejamento socioeconômico do País.
A pesquisa é realizada através de uma amostra de domicílios. As informações coletadas dizem respeito às características de cada domicílio e de seus moradores. Como seu próprio nome já diz, é uma pesquisa contínua e tem periodicidade de coleta trimestral. Cada domicílio é entrevistado uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres consecutivos.
A coleta dessa pesquisa é tradicionalmente realizada exclusivamente de forma presencial nos domicílios selecionados. Contudo, em função da situação excepcional atual, visando manter a produção de estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, o IBGE mantém a coleta de informações da pesquisa através de telefone.
O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.