Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) é uma pesquisa domiciliar amostral sobre demografia e saúde, com foco na saúde reprodutiva das mulheres e homens em idade reprodutiva e na saúde e nutrição na infância. O início da coleta de dados é outubro de 2023, com entrevistas realizadas exclusivamente de forma presencial nos mais de 133 mil domicílios selecionados no território nacional.

A realização da PNDS é uma parceria do IBGE com o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). É um projeto pautado no Programa DHS (Demographic and Health Surveys) – atualmente na 8ª rodada e já realizado em mais de 90 países desde a década de 1980.

A PNDS inclui temáticas de relevância nacional e procura atender demandas de acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Ela é composta por:

  • Um conjunto de perguntas gerais sobre o domicílio e seus moradores; e
  • Um conjunto de perguntas específicas para mulheres e homens em idade reprodutiva, que serão selecionados para respondê-las.

As perguntas gerais buscam identificar as características básicas e de condições de vida dos moradores e do domicílio. Já as perguntas para os moradores selecionados abordam vários temas como: avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde; situações da vida familiar como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros; saúde e nutrição das crianças até 5 anos; e questões da vida individual de homens e mulheres.

Os resultados da PNDS irão fornecer dados que serão usados pelas mais diversas áreas na busca de melhorar as condições de vida da população residente no Brasil.

É válido ressaltar que o sigilo das informações fornecidas ao IBGE é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pela instituição.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística