Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa Mensal de Comércio - PMC acompanha a conjunta dos principais segmentos do comércio varejista. Esta pesquisa calcula contínua e sistematicamente indicadores de evolução da receita bruta de revenda das empresas formalizadas, dedicadas ao comércio varejista.

Seus resultados tem diversas funções: o acompanhamento do comportamento conjuntural da atividade das empresas do comércio varejista, medida indireta da tendência do consumo das famílias e indicador antecedente do comportamento da atividade produtiva. Além disso, as informações da PMC são usadas para as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB trimestral e permitem, para os empresários do setor, a percepção dos movimentos cíclicos dos vários segmentos do mercado.

A pesquisa pode ser respondida pelo contador responsável pela contabilidade da empresa, por um funcionário ou pelo proprietário da empresa.

A forma de abordagem é feita de forma presencial por um técnico do IBGE ou por telefone. A coleta é feita por questionário eletrônico, através da página http://www.pmc.ibge.gov.br/. O questionário deve ser respondido e enviado pelo próprio informante.

Eventualmente, caso a empresa apresente dificuldades para preencher o questionário eletrônico, os técnicos do IBGE podem orientar o informante no preenchimento do questionário.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística