Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) é um repositório de endereços de abrangência nacional mantido pelo IBGE. Surgido em 2005 a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo 2000, este cadastro contempla hoje informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o país. A cada Censo Demográfico ele é totalmente atualizado, passando também por um processo contínuo de atualizações pontuais de acordo com a demanda das demais pesquisas.

A manutenção de um cadastro de endereços atualizado colabora para que as pesquisas do IBGE alcancem seus informantes com sucesso. O CNEFE é utilizado como ferramenta para que  as pesquisas realizem seu planejamento, dimensionem sua operação de forma eficiente e, no caso das pesquisas amostrais, é insumo primordial para a seleção dos endereços que participarão da coleta. Estas informações, em si, constituem importante fonte para retratar o território brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas.

A atualização do cadastro é realizada pela rede de coleta do IBGE de forma contínua em todo o país. Segundo este procedimento, as unidades são visitadas pelo atualizador, que retorna àquelas já existentes no cadastro e inclui aquelas ainda não cadastradas que forem encontradas. Além do registro dos dados que localizam o endereço, seu trabalho também consiste em caracterizá-lo segundo: a espécie, em categorias de domicílios ou estabelecimentos; o tipo de edificação; e  as condições do seu entorno.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística