Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

As informações estatísticas e geocientíficas produzidas pelo IBGE são fontes fundamentais para o conhecimento da realidade do País. Através de suas pesquisas, o IBGE retrata características da sociedade brasileira, de sua população, economia e condições de vida, oferecendo um panorama completo de sua evolução ao longo do tempo.

As pesquisas do IBGE abrangem vários temas e áreas de interesse. São produzidas, por exemplo, informações sobre mercado de trabalho, saúde, educação, meio ambiente, orçamentos familiares, comércio, indústria, serviços, agropecuária, índices de preços, crescimento econômico, empreendedorismo, uso de tecnologias de informação e comunicação, inovação nas empresas, dentre outros.

São diversos os usuários das informações produzidas pelo IBGE:

Setor público – instituições governamentais crescentemente utilizam as pesquisas do IBGE como subsídio para formular e avaliar políticas públicas, bem como para planejar ações de impacto sobre a sociedade. São informações que podem auxiliar o processo de tomada de decisão e gerar benefícios a toda a coletividade.

Setor privado – os dados do IBGE são referência para empresas e estabelecimentos na definição de suas ações de posicionamento no mercado, no conhecimento de características estruturais e conjunturais da economia brasileira, na realização de estudos para prospecção de potenciais clientes e consumidores, e na definição de sua política de preços e de investimentos.

Sociedade civil – organizações não-governamentais, associações de classe e profissionais, líderes comunitários, outras entidades e grupos sociais organizados utilizam os dados do IBGE para conhecer características da sociedade brasileira, bem como do público-alvo de suas ações, tornando seu planejamento mais consistente e eficaz.

Comunidade científica e estudantes – instituições de pesquisa, universidades, profissionais do meio acadêmico e estudantes de todos os níveis encontram nas informações do IBGE os alicerces para a produção e multiplicação do conhecimento nas mais diversas áreas do saber.

Indivíduos – qualquer cidadão pode ter acesso às informações do IBGE e conhecer em maiores detalhes características do País, de seu estado ou município, tornando-se mais consciente de sua realidade.


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística