Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa Trimestral do Leite investiga estabelecimentos sob inspeção sanitárias (fiscalização federal, estadual ou municipal) que adquirem e industrializam leite cru de bovino.

Os dados são levantados mensalmente e seus resultados são divulgados trimestralmente por Unidade da Federação, Grande Região e Brasil.

A pesquisa fornece informações sobre a quantidade disponível de leite cru bovino, de maneira indireta, através da captação (entrada) do produto nas indústrias brasileiras. Ela permite a construção e acompanhamento conjuntural do setor leiteiro dado por um painel de informantes atualizado periodicamente. Seus resultados são usados para o acompanhamento da evolução do setor leiteiro brasileiro, para a tomada de decisão de agentes da cadeia produtiva, estratégias organizacionais, formação de políticas públicas, etc. Além disso, são utilizados na construção do Sistema Brasileiro de Contas Nacionais.

As entrevistas podem ser feitas presencialmente, por telefone, por questionário on line, por correio eletrônico e, em alguns poucos casos, por planilha eletrônica.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística