Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

Os índices de preços ao consumidor produzidos pelo IBGE medem a variação mensal de preços de uma cesta fixa de mercadorias com uma composição representativa dos hábitos de consumo de certos agrupamentos populacionais.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) representa a inflação no âmbito do consumo pessoal das famílias das áreas urbanas com rendimentos entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mede as variações no poder de compra da população assalariada e com rendimentos na faixa de 1 a 5 salários mínimos.

Os principais informantes para a coleta de preços são estabelecimentos comerciais varejistas e prestadores de serviços privados e públicos. São pesquisados, em média, 25 mil produtos a cada mês, distribuídos por diferentes estabelecimentos, conforme a natureza de comercialização de cada um deles.


Quer saber mais sobre os Índices de Preço? Assista ao vídeo "IBGE Explica - INPC e IPCA"


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística