Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A PNAD Continua é uma pesquisa domiciliar que produz informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Além disso, ela permite a investigação contínua dos indicadores conjunturais de trabalho e rendimento.

Essa pesquisa constitui o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no País. Seus resultados têm um amplo potencial de uso e aplicabilidade. Fornecem, por exemplo, informações detalhadas sobre a ocupação e desocupação no mercado de trabalho que estão entre os principais indicadores sobre o desempenho da economia brasileira. Além disso, representa uma importante fonte para o conhecimento e o planejamento socioeconômico do País.

A pesquisa é realizada através de uma amostra de domicílios. As informações coletadas dizem respeito às características de cada domicílio e de seus moradores. Como seu próprio nome já diz, é uma pesquisa contínua e tem periodicidade de coleta trimestral. Cada domicílio é entrevistado uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres consecutivos.

A coleta dessa pesquisa é tradicionalmente realizada exclusivamente de forma presencial nos domicílios selecionados. Contudo, em função da situação excepcional atual, visando manter a produção de estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, o IBGE mantém a coleta de informações da pesquisa através de telefone.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística