A Pesquisa Especial sobre as Enchentes no Rio Grande do Sul (PEERS), que tem caráter experimental e ocorre pela primeira vez, visa a entender como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes e, no segundo momento, um ano depois, como está a vida delas.
A coleta da Pesquisa será realizada exclusivamente por telefone entre 15 de setembro a 19 de dezembro de 2025. Um agente do IBGE entrará em contato e o número que aparecerá na tela do celular será o 21 2142-0123.
Os respondentes selecionados ainda podem agendar dia e horário para a entrevista ligando para o número 0800 721 8181 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Basta informar nome e endereço de recebimento da carta da Pesquisa.
As informações coletadas dizem respeito às características gerais dos moradores que viveram as enchentes de 2024; aos impactos causados pelas fortes chuvas na vida dos moradores, nos seus domicílios e proximidades; à educação e ao trabalho antes e depois do evento climático extremo; à avaliação da qualidade de vida antes e depois da ocorrência das enchentes; e ainda aborda conhecimento sobre medidas tomadas de prevenção e recuperação.
O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.
Conhecer a magnitude dos impactos deste evento climático extremo é fundamental para o planejamento de políticas públicas de suporte à população atingida e a criação de planos de prevenção e resposta rápida a novos desastres climáticos que possam acontecer no futuro.