Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) produz informações sobre a composição orçamentária doméstica, a partir da investigação dos hábitos de consumo, dos gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. Além disso, aborda também a percepção das condições de vida da população brasileira.

As informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares são obtidas diretamente nos domicílios selecionados, por meio de entrevistas junto aos seus moradores. A coleta acontece durante um período de nove dias consecutivos por domicílio com uma média de quatro visitas por parte do agente de coleta do IBGE.

Seu resultados têm amplo potencial de uso. Permitem, por exemplo, subsidiar o estabelecimento de prioridades na área social. Podem também ser usados para apoiar o setor privado na identificação de oportunidades de investimentos.

Além disso, as informações da POF embasam a definição de incentivos públicos e privados para a produção e comercialização de produtos e serviços diversos. Essa pesquisa é também uma fonte importante para a construção de indicadores sobre o estado nutricional da população, Condições de Vida e Pobreza.

O sigilo das informações fornecidas é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


Quer saber mais sobre a POF? Assista ao vídeo "IBGE Explica - POF"


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística