Esse espaço é destinado aos informantes do IBGE, para tirar dúvidas, verificar a identidade do entrevistador e conhecer mais sobre nossas pesquisas.

O Censo Demográfico acontece no Brasil de dez em dez anos. Ele é realizado pelo IBGE para contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Os resultados do Censo Demográfico são a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

No Censo, as informações são obtidas por meio de entrevista presencial com os moradores de cada domicílio do país. No Censo de 2010, a entrevista foi feita com o uso de um computador de mão.

Os resultados do Censo têm ampla utilização. Por exemplo, os dados sobre educação ampliam o entendimento da situação educacional no País e auxiliam nos estudos e políticas públicas orientadas ao tema. As informações sobre o deslocamento diário das pessoas para estudo ou trabalho trazem subsídio fundamental para as atividades de planejamento em níveis local e regional. As características de trabalho e rendimento, associadas a outros aspectos demográficos e sociais da população, permitem traçar um perfil da força de trabalho do País e subsidiam o entendimento, o estudo e a implementação de políticas públicas em geral e para grupos específicos. As informações geradas num Censo têm um enorme potencial de uso por diferentes esferas da sociedade.

O IBGE também tem a obrigação legal de fornecer anualmente as estimativas municipais de população como requisito para a classificação e distribuição dos Fundos de Participação Municipal. Por isso, o IBGE realizou no ano de 1996 e 2007 a Contagem Nacional da População para todo o território nacional.

Todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais. O sigilo dessas informações é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística